Sou colecionadora apaixonada por bonecas. Por gostar tanto delas, nunca me agradou a ideia de descartar uma boneca por ela estar velha ou estragada e foi aí que nasceu a vontade de aprender a restaurar. Aos poucos fui aprendendo que a restauração é uma arte, uma alquimia que necessita de paciência e dedicação, mas em compensação, nos devolve a beleza e a alegria. Sejam bem vindos e espero que gostem das minhas restaurações.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Restauração do Boneco Fofão, Coleção Fofa e Fofão, Estrela 1981/82

Gente, imaginem um desafio, mas um desafio dos bons mesmo. Imaginaram? Bem para uma colecionadora e restauradora, encontrar duas bonecas lindas, raras e destruídas, é um desses desafios. Em um lote que adquiri recentemente, veio dois bonecos "Fofãos" da Estrela, da coleção Fofa e Fofão, (não confundir com o Fofão da Mimo rsrsrs). Os dois estavam com os corpos colados com fita adesiva e por baixo dela, todinhos estraçalhados, com rachaduras e partes faltando. Um deles também tinha perdido o encaixe do braço. Pensei que não conseguiria restaura-los, mas depois de 8 dias, eis o resultado. Vou começar pelo de 1981, a quem chamei de Leonardo e estava em melhores condições. Quer ver todo esse trabalho? Olhem só. 

Nessa primeira foto do antes e depois, o corpinho já estava com a primeira massa, branca, que coloquei pra segurar os pedaços enquanto descolava a fita

Ele chegou assim, com o corpo grudado com uma fita adesiva. Eu não fazia ideia o quanto trabalho isso traria. Não imaginava que o corpo estaria tão frágil por baixo dessa fita.



Conforme fui retirando a fita os pedaços do corpo foram saindo e outras partes começaram a rachar. Nunca usem fita adesiva para consertar suas bonecas, a longo prazo ela vai danificar ainda mais o material. Na segunda foto, o boneco está com massa por dentro que fui colocando pra segurar os pedaços que estavam saindo. 

Fui fazendo os dois juntos, o outro boneco, de 1983, estavam em condições piores, mas isso vai ser mostrado em uma outra postagem. A parte que fazia a junção do corpo estava destruída, não tinha mais como encaixar, estava toda despedaçada na parte inferior e era inexistente na parte superior

Aqui com o cabelinho já limpo e amaciado

 Foram dias trabalhando na reconstrução dos corpinhos. Nesse estágio eles já estavam refeitos, unidos, faltando apenas o acabamento

Depois de 8 dias finalmente corpinhos finalizados

Fiz a réplica da blusinha, com base em fotos de catálogos da Estrela, o shorts, sapatos e meias são originais. Por fim, ele ficou muito mais bonito do que eu esperava


Aqui os dois prontos, Leonardo e Leandro, em homenagem a dupla sertaneja rsrs
 
Não deixem de ver a restauração do Fofão 1983/84, o Leandro. Ele foi sem dúvidas o meu maior desafio até hoje . 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante