Sou apaixonada por bonecas, especialmente, as antigas. Por gostar tanto delas, aprendi a restaurar e fui montando minha coleção. Aos poucos adquiri muitas bonecas e por isso, acabo sempre vendendo algumas. Quer realizar um sonho de criança? Acompanhe o blog e, quem sabe, você encontra aqui sua boneca de infância. (OBS: Não faço mais restaurações para outras pessoas, apenas restauro minhas próprias bonecas). Sejam bem vindos e espero que gostem.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Restauração Boneca Rosaura, Jesmar, década de 1990

Eu sempre quis uma boneca Rosaura, da Jesmar, empresa Espanhola que veio para o Brasil em 1997. Quando vi essa menina para venda, não pensei duas vezes e arrematei. Mesmo sabendo que ela daria trabalho, pois precisava de uma restauação completa, aceitei o desafio. Por fim, valeu super a pena e estou encantada com ela. Não sei o ano exato de sua fabricação, mas sei que é da década de 90. Em seus sapatos está gravado "Jesmar 1991" e em suas costas "Made in Spain". 

Foi assim que ela chegou, com um visual pra lá de estranho, com a boca pintada de esmalte vermelho vinho, com o aplique de cabelo totamente detonado, suja e com manchas de caneta e mofo. Foi um trabalhão, mas amei o resultado
Os cabelos foram cortados, além de estarem endurecidos e sem brilho. Então, para os cabelos, comecei com um amaciamento seguido de um implante de alongamento dos fios. Fiz um novo aplique, que encaixou perfeitamente como era o de fabricação original, fazendo com que os cabelos dela pudessem "crescer" novamente, ou  serem encurtados ou alongados, de acordo com a vontade de quem fosse brincar. 



Para roupa escolhi um vestido florido e de aspecto alegre, simples e infantil, como eram os vestidos originais da boneca espanhola, muito graciosos. (Não, esse vestido não é original da boneca, mas lhe caiu muito bem). Ajustei ao corpinho, para que desse uma caída melhor e coloquei um forro, para que ficasse mais armado. Na verdade pretendo reproduzir o vestido azul da Rosaura Espanhola dos anos 80, (algum dia rsrs). Os sapatos são originais e as meias infantis.

A boca deu um certo trabalho. O esmalte havia já impregnado o vinil e mesmo tendo retirado a maior parte, a boca manteve a coloração vermelha, e não teve jeito de sair, pois o vinil já estava tingido, então aproveitei a cor e apenas refiz o contorno. Gostei bastante, por fim. 




Com certeza ela acabou se tornando uma das bonecas mais lindas da minha coleção. 

9 comentários:

  1. BOA NOITE, COLEGA GIGI!
    FICOU UMA BELEZA ESTE NOVO TRABALHO. PARABÉNS POR MAIS ESTA ESPECIAL RESTAURAÇÃO.
    TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA, ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Giigi!
    Também restauro bonecas doadas e encaminho para bazares beneficentes.
    Recebi uma dessas bonecas Rosauras em bom estado, esceto pelas pernas soltas.A pessoa que doou disse que havia um elástico que as prendia. Tentei prender com elástico, mas não ficou bom, a boneca não fica firme nem sentada e nem em pé. Serpa que voce poderia me ajudar e dizer como é o mecanismo que prende essas pernas? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Sonia ^_^
      Infelizmente, nunca mexi em uma Rosaura que tivesse com problemas nas pernas, então realmente não sei como funciona esse mecanismo. Vou perguntar para o pessoal que coleciona e se alguém tiver alguma dica, te falo, pode deixar ;)
      Obrigada pela visita
      bjs bjs

      Excluir
    2. Ok, de qualquer forma agradeço sua atenção.E desculpe os erros de digitação, esse esceto a então foi demais da conta...rssss "exceto".
      Bjus

      Excluir
  3. Querida Gigi.
    Voltei para informar que estou muito feliz porque consegui restaurar com sucesso as pernas da Rosaura e ainda por cima a pessoa que a doou encontrou suas roupas e sapatos originais em ótimo estado. Agora tenho uma Rosaura toda original em excelente estado de conservação,pronta para ser vendida e gerar intens necessários para pessoas carentes. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Sonia ^_^ Fico muito contente que deu tudo certo. Boa sorte com a venda da boneca, que traga muitas coisas boas pra todos. Bjs bjs :*

      Excluir
  4. Como fazer a restauraçao ou aplique do cabelo, vc me indica um site que vende este tipo de cabelo tenho varias bonecas para reposiçao de cabelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro em lojas de produtos para cabelos ou de produtos para artesanato. Para fazer o reroot, vc precisa de uma ferramenta própria pra isso, geralmente encontrada a venda no ebay. Procure por reroot toll ;) Boa sorte

      Excluir
  5. Ganhei uma boneca dessas mas nao estou conseguindo arrumar as pernas e o cabelo,esta bem conservada com todos os encaixes so nao estou conseguindo montar.sera que podes me ajudar.grata.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante