Sou colecionadora apaixonada por bonecas. Por gostar tanto delas, nunca me agradou a ideia de descartar uma boneca por ela estar velha ou estragada e foi aí que nasceu a vontade de aprender a restaurar. Aos poucos fui aprendendo que a restauração é uma arte, uma alquimia que necessita de paciência e dedicação, mas em compensação, nos devolve a beleza e a alegria. Sejam bem vindos e espero que gostem das minhas restaurações.

terça-feira, 24 de março de 2015

Restauração Teddy Bear, Urso anos 50

Esse trabalho foi um desafio. Quando o Marcelo me pediu para restaurar o ursinho antigo que ele tinha comprado, nem eu, nem ele imaginávamos o trabalho que seria. O urso veio da Maria Josefina, loja de antiguidades da minha querida Elaine Almeida de Melo, no Rio de Janeiro, (não conhece? faça uma visitinha na página do Facebook https://www.facebook.com/vintageoriginal?fref=ts). Lá sempre tem antiguidades lindas e foi assim que o Marcelo encontrou esse lindo ursinho, precisando de cuidados. 

Pelas fotos não tinhamos uma noção exata de como ele estava, mas assim que ele chegou descobri que o trabalho seria dobrado. Ele estava, praticamente sem os pelos. Bem, como diria Barney Stinson: "Challenge Accepted"!!! E lá fui eu. 
(Ele, praticamente, não tinha pelos no tronco, braços e poucos pelos nas pernas e cabeça) 

Comecei por higieniza-lo. Foi preciso quase um mês limpando e secando ao sol pra que ele ficasse limpo. Ele, por ser recheado com palha, como era tradicional nos anos 50, não poderia tomar um bom banho, afinal corria-se o risco de danifica-lo, então o processo foi lento e cuidadoso e depois de quase um mês ele estava limpo, com os novos olhinhos colocados e pronto para próxima etapa. 
(antes e depois da higienização)

Aí sim começou o trabalho de verdade. Primeiro passo foi refazer o focinho. Fiz como eram os focinhos dos ursos de pelucia da época, com linha grossa.

Focinho pronto e o minucioso trabalho de reimplantar os pelos começou. Foram dias inteiros de reimplante intercalados com a reconstrução das patas. 

Finalmente ele ficou pronto. Ele chegou com uma roupinha de algodão, mas o dono pediu um novo traje, um que combinasse mais com ele, e assim ele ficou. Lindo, fofo e inteiro novamente


14 comentários:

  1. BOA NOITE, COLEGA GIGI!
    QUE LINDO FICOU, ADOREI!
    COM CERTEZA SEU DONO FICOU MEGA SATISFEITO POIS FICOU MUITO MAIS FOFO ASSIM, REPAGINADO. :)
    PARABÉNS POR MAIS ESTE TRABALHO SUPIMPA.
    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida ^_^ Obrigada pela sua visita. Lembra quando te mostrei como estava antes de igualar a cor? rsrsrs menina, nunca imaginei que um ursinho pudesse dar tanto trabalho rsrsrs Mas super valeu a pena. bjs bjs

      Excluir
    2. Voce costuma fazer esse trabalho? Quanto cobra?

      Excluir
    3. Boa tarde, Pedro
      Me mande um e-mail para ateliegigifernandes@gmail.com com as fotos do seu urso que faço um orçamento pra ti.

      Excluir
  2. Oi tenho dois ursos grandes queria muito que restaurace eles colocando roupinhas novas sou de jundiai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Por favor mande um e-mail para ateliegigifernandes@gmail.com com as fotos dos ursos e que te passo um orçamento.

      Excluir
  3. Boa tarde, você faz restauração em fom ? Precisa de higienização e enchimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, boa noite. Vc pode me enviar fotos do seu fom para o e-mail ateliegigifernandes@gmail.com? assim faço um orçamento pra ti

      Excluir
  4. Olá Boa noite ! Será que vc poderia me passar seu e-mail ? Tenho 2 ursos enormes que tem mais de 20 anos. Eu adorava brincar com eles, agora minhas filhas que gostam rs, mas estão beeem velhinhos. Acho muito carinhoso e elas chamam de amigão ! Vc poderia me ajudar ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola ^_^ por favor, me mande fotos deles no ateliegigifernandes@gmail.com
      Aguardo ^_^ uma ótima semana pra ti

      Excluir
  5. Olá eu gostaria de reformar meu urso de pelúcia, qual seu e-mail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Wellington
      Fiquei meio que afastada no ultimo ano, mas estou retomando o Ateliê agora e voltando com as restaurações. Por favor, se ainda tiver interesse, entre em contato pelo whatsapp 16996136828. Aguardo. Uma ótima semana pra ti

      Excluir
  6. Boa tarde. Vc faria a restauração de um macacão de plush? Me passa seu email e te envio a foto dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Vanessa
      Fiquei meio que afastada no ultimo ano, mas estou retomando o Ateliê agora e voltando com as restaurações. Por favor, se ainda tiver interesse, entre em contato pelo whatsapp 16996136828. Aguardo. Uma ótima semana pra ti

      Excluir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante