Sou apaixonada por bonecas, especialmente, as antigas. Por gostar tanto delas, aprendi a restaurar e fui montando minha coleção. Aos poucos adquiri muitas bonecas e por isso, acabo sempre vendendo algumas. Quer realizar um sonho de criança? Acompanhe o blog e, quem sabe, você encontra aqui sua boneca de infância. (OBS: Não faço mais restaurações para outras pessoas, apenas restauro minhas próprias bonecas). Sejam bem vindos e espero que gostem.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Restauração boneca Susi, Estrela, anos 70


Quando uma amiga me mandou sua Susi para que eu a consertasse, não imaginei a boa surpresa que seria esse trabalho. Junto com a Susi a ser reparada, veio uma outra Susi, na verdade uma sucata de boneca, para que eu pudesse utilizar as suas peças no conserto da boneca dela. Combinamos então que as peças que sobrassem da sucata, ficariam para mim,
(Susi da minha querida amiga, Vanessa B.)
(confira a restauração da Susi Noiva, da Vanessa, aqui:
Então mãos a obra, desmontei as duas bonecas, troquei as peças, arrumei a boneca da minha amiga, completamente, e no fim do trabalho tinha boas peças para guardar. Mas, ao olhar aquelas peças espalhadas pela mesa de trabalho, pensei "acho que consigo restaurar as peças estragadas e montar uma nova boneca para minha coleção". Bem, desafio aceito e lá fui eu. 

O trabalho começou com a reconstrução do quadril, todo quebrado. Fui refazendo suas partes com massa e lixando para dar textura. Depois com misturas de tintas, consegui um tom muito próximo ao da pele da boneca. Selei a peça e o primeiro passo estava concluído.


Com a mesma mistura de tinta, pintei os braços que eram manchados de cinza, selei, e pintei novamente, para que a tinta realmente ficasse. Na sequência comecei a reconstrução da mão. Por ser muito pequena, deu um bom trabalho com os detalhes e dedinhos, mas o resultado foi bom. Lixei e pintei com a mesma mistura e selei. As pernas foram realinhadas. Tinha uma mancha de cola instantânea na coxa que não consegui tirar, então a alternativa seria fazer uma roupinha que escondesse o defeito. 




Peças todas prontas e comecei a montagem da boneca. Procurei nos catálogos modelos de roupas que refletissem bem a moda que a boneca usava na época. A boneca foi reconhecida por outros colecionadores como do anos 70, por causa da maquiagem e estilo de corpo. Misturei dois modelos que gostei e criei meu próprio modelo. Usei um tecido antigo, com estampa do estilo da época. 
Por fim, eu amei o resultado e ganhei mais uma linda menina para minha coleção. ❤❤❤


5 comentários:

  1. Amo bonecas,mas a Susi... Fez parte de minha infância! Eu tive uma só, mas era exatamente igual a esta que voce restaurou. Tinha uma blusinha branca de renda e uma calça pantalona azul marinho com um aplique de flor. Hoje só tenho os sapatos brancos. É muito bom ver o resultado de uma restauração! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ^_^ fico contente que sua visita aqui tenha te trazido boas lembranças. Obrigada pelo carinho. Uma linda semana pra ti

      Excluir
  2. Oi... estou vendendo uma Susi dos anos 70,00, perfeito estado mas sem roupa original. Te intetesssa??? rosanacsh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a boneca susi ginastica esta com o corpo separado e preciso um conserto qual o valor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Gracia
      Fiquei meio que afastada no ultimo ano, mas estou retomando o Ateliê agora e voltando com as restaurações. Por favor, se ainda tiver interesse, entre em contato pelo whatsapp 16996136828. Aguardo. Uma ótima semana pra ti

      Excluir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante