Sou apaixonada por bonecas, especialmente, as antigas. Por gostar tanto delas, aprendi a restaurar e fui montando minha coleção. Aos poucos adquiri muitas bonecas e por isso, acabo sempre vendendo algumas. Quer realizar um sonho de criança? Acompanhe o blog e, quem sabe, você encontra aqui sua boneca de infância. (OBS: Não faço mais restaurações para outras pessoas, apenas restauro minhas próprias bonecas). Sejam bem vindos e espero que gostem.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Restauração Boneca Susi Patins, 1981, Estrela

Eu amo trabalhar com bonecas Susi da Estrela. As acho lindas, fascinantes, e quando termino o trabalho, estou mais apaixonada ainda por elas rsrs Essa boneca estava em más condições, realmente precisando de uma restauração. Na vdd, há muito tempo atrás, a boneca tinha quebrado e fora totalmente colada com super cola e araldite, uma cola a base de epoxi. Bem, não sabia como seria a remoção dessa cola toda, mas resolvi tentar. O mais legal? Super valeu a pena, pois a boneca ficou linda, um show!!!
(Antes e depois da Susi Patins, 1981)
A boneca chegou assim, com o quadril bastante danificado, cheio de cola araldite nas pernas e com a cintura fixada por super cola. Também faltava um dedinho em uma das mãos e a outra mão inteira. A base que encaixa o pescoço estava com um quebradinho. 



O primeiro passo foi desmontar a boneca inteira. Precisei separar as partes pra poder limpa-las adequadamente e então começar o processo de restauração. Para as pernas, fui removendo toda a cola pacientemente, com muito cuidado pra não danificar o vinil mais do que estava danificado.
(pernas desencaixadas cheias de cola araldite)

O trabalho mais complicado foi o de soltar a cintura, que estava super colada. Depois de solta, lixei toda peça, preenchi os espaços quebrados, pintei e envernizei. Para as mãos, confeccionei um dedinho novo e uma mão nova, com o mesmo movimento da mão original. 




Removi a cola da cabeça, e hidratei seus lindos cabelos ruivos. Por fim, a boneca ficou linda !!



16 comentários:

  1. BOM DIA, COLEGA GIGI!
    LINDO TRABALHO, FABULOSA RESTAURAÇÃO. PARABÉNS POR MAIS ESTE LINDO SERVICINHO. :)
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. Que emoção minha linda Susi no seu blog, ficou muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho ^_^ Pra mim foi um grande prazer restaurar a sua linda menina. Fico muito contente que vc gostou da postagem tb. Bjs bjs

      Excluir
  3. nossa que maravilha de trabalho !!
    adorei...
    :0)))

    ResponderExcluir
  4. Como vc fez a maozinha e preencheu os espaços, reformo bonecas tbm e seu blog me ajuda muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Marcia. A mãozinha fiz com porcelana fria, e os espaços quebrados foram reconstruídos com massa epox

      Excluir
  5. Como faz para colar a cabeça da boneca em um corpo que eu comprei, ela não tem mais o encaixe. Preciso saber que cola posso colocar para colar.

    Agradeço

    ResponderExcluir
  6. A minha boneca precisa desse corpo, pois apenas tenho a cabeça e o tórax...VC consegue restaurar pra mim?.meu email marciacristina75@ig
    com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Marcia.
      Preciso que me mande fotos das peças que tem contigo, para ver se consigo arrumar as peças que faltam pra ti. Vou te mandar um e-mail com detalhes.

      Excluir
  7. Boa tarde!!! Quero parabenizá-la pelo seu trabalho. Admirável!!! Tenho uma dúvida: Qual tinta que se usa nesses casos depois da massa epox? O corpinho dela ficou tão perfeitinho. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Obrigada, fico contente que vc gostou. Uso tinta acrílica e verniz fosco para selar.

      Excluir
  8. Quanto você faz para restaurar uma boneca de pano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Por favor, entre em contato pelo e-mail ateliegigifernandes@gmail.com
      Aguardo ^_^

      Excluir
  9. LINDISSIMO TRABALHO PARABENS PELO TEU TALENTO BJSSSS

    ResponderExcluir
  10. Olá... Vc monta uma boneca amiguinha amiguinha​... Está toda desmontada... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Fiquei meio que afastada no ultimo ano, mas estou retomando o Ateliê agora e voltando com as restaurações. Por favor envie as fotos para o whatsapp 16996136828. Aguardo

      Excluir

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante